Retrospectiva 2019

O mundo teve pressa nesta década. Talvez como nunca teve antes e provavelmente menos do que terá até 2029. Por isso, daqui para frente, precisaremos ainda mais uns dos outros – empatia, compreensão, sinceridade e colaboração. Apenas assim daremos conta de continuar promovendo a mudança que queremos ver nas nossas cidades, bairros, lugares. Nas nossas vidas.

Para nós, do Instituto COURB, foi um ano de grandes realizações, novas parcerias e, acima de tudo, de muito crescimento. Estivemos presentes em 8 municípios, por meio de 09 projetos, 06 palestras, evento nacional e programa implementado em rede. Estamos muito felizes com as oportunidades que surgiram em 2019, que nos mantiveram caminhando em direção à nossa missão enquanto organização.

♦ Em parceria com CAU/SC, realizamos o projeto Fundamentos Cidades 2030

Ao longo do ano, após elaborar diagnóstico para compreensão da realidade dos municípios catarinenses e seminário para construção coletiva de propostas, desenvolvemos um manual de orientação para os municípios catarinenses elaborarem Planos Diretores Participativos alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU.

♦ Realizamos levantamento georreferenciado de suporte à política pública no Distrito Federal, por meio do programa Brasília Vida Segura, realizado pelo Grupo Tellus.

No contexto de um projeto de redução de consumo nocivo de álcool no DF, o Instituto COURB foi contratado para o mapeamento de todos os pontos de venda de bebidas nas cidades de Ceilândia e Taguatinga, levantando 4.006 estabelecimentos de diferentes categorias. A metodologia de trabalho seguiu as etapas de planejamento, setorização, levantamento, visitas in loco, processamento dos dados geográficos e relatório de análise.

♦ Realizamos a implementação e avaliação do Projeto “Passeia, Jardim Nakamura”

Em conjunto com a ONG SampaPé!, criamos um projeto de legibilidade cidadã para melhorar a experiência  principalmente de quem caminha pelo Jardim Nakamura, em São Paulo. A partir do engajamento comunitário, seu objetivo é valorizar o território e a comunidade local, promovendo conexões e maior conforto e segurança nos deslocamentos a pé. O processo, as ferramentas utilizadas e os resultados alcançados estão descritos em uma publicação que traz em detalhes como foi esse projeto de legibilidade cidadã e engajamento comunitário. Esse material está disponível gratuitamente no nosso perfil no Issuu, confira!

♦ Reunimos quase 200 pessoas no 4º Encontro de Urbanismo Colaborativo

Para nós, um dos momentos mais esperados do ano é o Encontro de Urbanismo Colaborativo! É a oportunidade  de reunir pessoas interessadas e engajadas na transformação de nossas cidades por todo o Brasil e conhecer projetos incríveis na Mostra de Projetos. Em setembro, estivemos pela primeira vez na região norte do país, com a cidade de Belém do Pará recebendo três dias intensos de capacitação, trocas e articulações com diferentes organização e tomadores de decisão. Nosso grande parceiro foi o Laboratório da Cidade.

♦ Participamos da construção da Carta Brasileira para Cidades Inteligentes

Representando a Rede Brasileira de Urbanismo Colaborativo, os membros do COURB, Bruno e Marina, participaram das Oficinas para construção da Carta Brasileira de Cidades Inteligente. O objetivo da Carta é construir, a partir de uma visão comum sobre o tema, diretrizes para a implementação de projetos de cidades inteligentes pelos municípios, bem como orientar e favorecer a articulação de políticas, programas, iniciativas e investimentos público. Acreditamos que a colaboração com os cidadãos é a chave para a construção e validação de soluções para as cidades.

Foto: Márcio Nascimento (ASCOM/MCTIC)
Foto: Márcio Nascimento (ASCOM/MCTIC)

♦ Estivemos presentes na Youth Assembly, em Nova Iorque

A Youth Assembly é uma conferência internacional que visa engajar estudantes e jovens profissionais de todo o mundo na implementação da agenda dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), das Nações Unidas. Nesta 23ª edição da Assembleia, os courbanos Mariana e Bruno foram selecionados para fazer parte da delegação brasileira e participaram de discussões, painéis e workshops na New York University.

Nas delegações presentes, também estavam representantes da Costa Rica, México, Nicarágua, Colombia, Peru, Argentina, Equador, Venezuela, República Dominicana.

♦ Capacitamos mobilizadores locais para a realização da 1ª Jornada de Articulação.

Em proposta inovadora, foi realizada o 1º Programa de Embaixadores do COURB, em que mobilizadores de diferentes cidades brasileiras participaram durante 3 meses de formação e prática  sobre articulação territorial, mapeando e engajando mais de 150 instituições – entre prefeituras, universidades, coletivos, empresas e organizações. A finalização do Programa resultou na Jornada da Articulação. Realizada a muitas mãos, aconteceu entre os meses de agosto e setembro e contou com três tipos de ações: Rodas de conversa, intervenções no território e proposições coletivas. Ao total, foram 9 ações em cidades diferentes, contemplando todas as regiões brasileiras. No 4º COURB, os embaixadores apresentaram suas iniciativas e compartilharam aprendizados com os participantes.

♦ Realizamos o Seminário Cidades 2030

Em parceria com o CAU/SC, reunimos gestores públicos, representantes de associações de municípios, Ministério e universidades, com o objetivo de criar diretrizes para os desafios encontrados em diagnóstico prévio, realizado com coleta participativa em todo o estado de SC, e também apresentado no Seminário.

♦ Realizamos um curso de Geoprocessamento Aplicado a Cidades em Brasília-DF

O curso abordou uma introdução a Sistemas de Informação Geográfica, tipos de dados geográficos e elaboração de mapas em QGIS e foi voltado para estudantes e profissionais interessados em softwares de informação geográfica.

♦ Fomos convidados a ministrar uma aula do curso de “Gestão Pública Colaborativa”, do Colab

A aula, para o curso GPP – Gestão Pública Colaborativa ministrado em rede em todo o Brasil, envolveu mais de 400 gestores de todos os estados e o Distrito Federal. A aula fez parte de módulo principal do curso, capacitando os participantes em ferramentas de engajamento, articulação e mobilização social para ações, projetos e políticas públicas inclusivas.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Curta nossas publicações e compartilhe

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

CATEGORIAS

FIQUE LIGADO

Assine a nossa Newsletter e receba todas as novidades!

POSTS POPULARES