Imagem para ilustrar o texto sobre o Plano de Ação para Implementação da Área de Conectividade

COURB constrói plano de ação de biodiversidade com atores da Região Metropolitana de Campinas (RMC)

À partir da construção plural e colaborativa, o Instituto COURB busca a mobilização do setor público, privado e sociedade civil para promover o desenvolvimento sustentável da Região. O cenário das cidades vem mudando cada vez mais, principalmente quando olhamos para regiões onde o processo de urbanização se deu de maneira rápida e, até mesmo, agressiva ao meio ambiente. Em contrapartida, entidades e órgãos públicos nacionais e internacionais vêm, há alguns anos,  implementando movimentos que buscam conscientizar a necessidade e importância da criação de políticas públicas que visem processos de urbanização  sustentáveis, prezando pela preservação da biodiversidade local e dos recursos naturais. 

E é justamente nesse contexto que se encontra o Plano de Ação para implementação da Área de Conectividade na RMC. A iniciativa faz parte do programa RECONECTA RMC e do projeto INTERACT-Bio, que contam com o apoio do ICLEI (Governos Locais pela Sustentabilidade). A implementação da Área de Conectividade tem o objetivo de estabelecer a mútua cooperação entre os municípios que compõem a Região Metropolitana de Campinas (RMC), no âmbito de recuperação e conservação de fauna e flora, especialmente no que se refere à troca de conhecimento técnico e à realização de ações voltadas para este fim.

Imagem para ilustrar o texto sobre o Plano de Ação para Implementação da Área de Conectividade

Nos últimos três anos, atores de diversas áreas e representatividade se envolveram para diagnosticar e mapear os principais desafios da região para que a Área de Conectividade fosse implementada. Em abril deste ano, o Instituto COURB entrou em cena para promover, de maneira colaborativa, a elaboração de um Plano de Ação com diretrizes claras para planejamento, gestão e execução de serviços, programas e políticas voltadas para seis pilares: arborização urbana, parques lineares, corredores ecológicos, fauna silvestre regional, fiscalização e regulamentação, além de articulação e comunicação. 

Ao todo, cerca de 80 representantes do setor público, privado, acadêmico e sociedade civil participaram do ciclo de oficinas temáticas, umas das etapas do processo de co-criação para o Plano de Implementação da Área de Conectividade RMC. As oficinas tiveram foco na formulação das propostas e ações para cada um dos seis pilares. 

Após a etapa de oficinas, foi feita a sistematização, consolidação e priorização das ações desenvolvidas durante as imersões. “Esperamos até o final desse processo, disseminar entre os 20 municípios que compõem a Região Metropolitana de Campinas um conjunto de ações capaz de guiá-los na implementação de planos de arborização, iniciativas de parques lineares e corredores verdes integrados. Também esperamos contribuir para a composição de um arranjo de atores diversos atuando pela priorização da biodiversidade como pauta na agenda pública da região”, explica Mariana Morais, diretora do Instituto. 

Todo o processo de articulação e mobilização desses atores aconteceu 100% online, utilizando os recursos digitais para otimizar os debates e, principalmente, permitir que houvesse uma construção coletiva e participativa do Plano de Ação. Em termos práticos, o Plano traz metas, ações e um passo a passo para a implementação de cada um dos seis pilares.

Além disso, o Instituto COURB também trouxe para este material um mapeamento de mecanismos financeiros que pudessem viabilizar essas ações e diretrizes de articulação e comunicação, especificamente para cada um dos tipos de atores que devem ser mobilizados no processo, “Em relação aos resultados, esperamos que ocorra, de fato, a implementação efetiva da Área de Conectividade nos próximos anos, além do aumento na biodiversidade metropolitana e com municípios mais preparados e articulados”, comenta Marina Briant, Gestora Ambiental e Assessora de Projetos do Instituto COURB.

Confira o Plano de Ação para Implementação da Área de Conectividade em suas versões completas e resumidas:

Resumo | Plano de Ação para Implementação da Área de Conectividade da RMC – ICLEI

Completo | Plano de Ação para Implementação da Área de Conectividade da RMC – ICLEI

Para acompanhar a continuidade da implementação do Plano e conferir todas as novidades sobre o Programa RECONECTA RMC consulte o site do projeto.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Curta nossas publicações e compartilhe

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

CATEGORIAS

FIQUE LIGADO

Assine a nossa Newsletter e receba todas as novidades!

POSTS POPULARES