Entre os dias 19 e 21 de outubro, o Instituto COURB realizou na cidade de Brasília o 2º Encontro de Urbanismo Colaborativo. O evento aconteceu em diferentes partes da cidade e envolveu cerca de 180 pessoas, dentre representantes do poder público e do terceiro setor, professores, estudantes e profissionais de arquitetura e urbanismo e de diferentes áreas de atuação vindos de mais de 15 estados brasileiros.

Palestras, debates, oficinas, rodas de conversa, vivências e mutirão possibilitaram aos participantes trocas diversas e intensas. Além disso, a 2ª Mostra de Projetos de Urbanismo Colaborativo, realizada ao ar livre, inspirou e celebrou ações desenvolvidas em 4 cantos do país. A equipe premiada por voto dos participantes foi a Cubo Urbano, equipe composta por estudantes de arquitetura e urbanismo de Juazeiro do Norte – Ceará.

Novas perspectivas sobre a cidade planejada

Fotos: Thiago Abreu. Clique na seta para ver as imagens seguintes.

A abertura do Encontro abordou perspectivas distintas da cidade a partir do painel “Brasília Para Mim”, composto pelo arquiteto Luiz Sarmento – CODHAB-DF e Conceição Freitas, jornalista e escritora. Conceição destacou a pluralidade que existe no Plano Piloto e nas regiões do entorno, e como elas se relacionam no contexto arquitetônico e urbanístico da cidade.

Para vivenciar essa diversidade, os participantes puderam realizar oficinas, rodas de conversa e vivências em diferentes pontos da cidade. Um Mutirão, realizado no último dia do encontro em parceria com a CODHAB-DF, reuniu parte dos participantes e moradores locais na Vila do Boa – São Sebastião, para pintura de mobiliários de uma praça e de fachadas, plantação de mudas e realização de um painel em conjunto com as crianças do bairro. Também no sábado foram oferecidas vivências que celebraram a mobilidade ativa na cidade: um tour de bicicleta pelo campus da UnB realizado pelo arquiteto José Henrique Freitas – IAB e o safári urbano, com o Andar a Pé – Movimento da Gente, que tratou da caminhabilidade e apresentou uma metodologia de análise das calçadas de Brasília.

Desafios e Avanços da Participação Social, Tecnologia e Redes Sociais

Fotos: Thiago Abreu. Clique na seta para ver as imagens seguintes.

Ao longo do Encontro, 3 painéis reuniram referências nacionais para discutir sobre os desafios da participação na tomada de decisões, os avanços da participação após o Estatuto da Cidade, e como a tecnologia enquanto espaço virtual estrutura interações sociais. Diferentes escalas e esferas de atuação foram apresentadas pelos convidados.

O painel 1, Perspectivas para Participação em Processos de Tomada de Decisão, foi composto por Renato Saboya, professor da UFSC e autor do blog Urbanidades, Ricardo Corrêa, empresário da TC Urbes, Beatriz Santos, do PNUD e Andressa Mendes, da Sociedade Global. Os convidados compartilharam quais as lições aprendidas na condução de processos participativos. Dentre as experiências apresentadas, destacamos o compartilhamento da experiência na elaboração de planos diretores participativos do professor Renato Saboya e a perspectiva de participação a partir da agenda de cooperação internacional da ONU trazida por Beatriz Abreu.

Já no painel 2, Participação Social no Brasil: Avanços e Desafios, o convidado Nazareno Stanislau,  MDT-DF, relembrou a importância dos movimentos sociais na luta pelo transporte público e reconquista das ruas, enquanto Henrique Barandier, do IBAM-RJ pontuou a participação não como espaço de consenso, mas como explicitação de conflito. A convidada Livia Lazaneo, da Prefeitura de Limeira, levantou as conquistas com o avanço legal da participação, celebrado, por exemplo, com a regulamentação dos conselhos e órgãos colegiados. Já a professora Liza Andrade, da UnB, compartilhou sua luta na contribuição de uma formação mais social e consciente dos arquitetos e urbanistas.

O último painel, Redes Sociais, Novas Tecnologias e o futuro da participação na produção de ambientes urbanos, reuniu os convidados Thiago Andrade, Secretário de Gestão, Habitação e Território – DF, o arquiteto Caio Vassão e Cintya Ramlov, do Social Good Brasil. Dentre as reflexões, o secretário Thiago, pontuando que a tecnologia é um espaço, e não uma ferramenta, questionou quais seriam as fronteiras e éticas desse espaço virtual. Já Cintya, trouxe as amplas possibilidades dessa sociedade conectada e dependente da internet, enquanto Caio Vassão inspirou a todos com as reflexões sobre Metadesign, relacionando as escalas e pautas de comunidades e instituições, e abordando as possibilidades dessa sociedade que compartilha uma cidade distribuída.

Construção colaborativa das cidades

Fotos: Thiago Abreu. Clique na seta para ver as imagens seguintes.

Todo o evento foi pautado em trocas intensas sobre como podemos integrar diferentes atores da cidade para sua construção colaborativa. Palestras inspiradoras, a realização da 2ª mostra de projetos, e as oficinas e rodas de conversa, que possibilitaram trocas diversas e a cocriação entre participantes.

Goura Nataraj e Mariana Ribeiro inspiraram os participantes com as palestras “De quem é a cidade” e “A cidade é nossa”, respectivamente. Tanto o vereador de Curitiba quanto a jornalista e empreendedora social chamaram atenção para o papel das iniciativas cívicas e participação política ativa.

2ª Mostra de Projetos celebrou iniciativas e reconheceu equipes engajadas em construir em colaboração com diferentes agentes locais melhorias urbanas para as nossas cidades. Ao longo do Encontro, todos os participantes puderam votar nos projetos, e ao final do evento, o projeto vencedor, elaborado pela equipe Cubo Urbano, foi premiado pelo Instituto COURB, que concedeu apoio financeiro de R$1.000,00 à equipe, além de reconhecer duas outras iniciativas destacadas com o segundo e terceiro lugar da Mostra (“A Vila que Reinventamos”, de Brasília, e “Reforma da Pracinha do Mandela”, do Rio de Janeiro).

A Universidade de Brasília recebeu 3 oficinas, enquanto a Vila Cultural, ocupação situada no Plano Piloto, recebeu 2 rodas de conversa.

A roda de conversa Trabalho Colaborativo promovida pelo Coletivo MOB + COURB, discutiu a promoção de ações colaborativas em diferentes escalas. O MOB apresentou a sua atuação colaborativa no DF, enquanto o COURB trouxe a sua experiência na promoção da colaboração em nível nacional, abordando os principais desafios e oportunidades no campo. Já a roda de conversa Inclusão das Mulheres no Urbanismo Colaborativo, promovida pelas Arquitetas Invisíveis, abordou a questão de gênero e cidades, trazendo a relação entre o trabalho produtivo e reprodutivo, e envolvendo os participantes na discussão dos desafios em pensarmos cidades melhores para elas. Entre as rodas, representantes da Vila Cultural apresentaram o espaço e o arquiteto Caio expôs o desenvolvimento de seu projeto para o local.

A oficina Inovação na Governança Urbanamediada pela arquiteta e urbanista Débora Rocha, em parceria com a mobilizadora cívica Andressa Mendes (Sociedade Global), promoveu o debate sobre processos participativos e inclusivos, desde relações pessoais até reais ações colaborativas já conhecidas e gerando impacto pelo mundo. A oficina Intervenções Criativas na Cidade, realizada pela Cintya Ramlov (Social Good Brasil), abordou a construção colaborativa de soluções criativas e envolveu os participantes no desenho de alternativas de viabilizar intervenções nas cidades. Por fim, a oficina Ações Urbanas, promovida pela CODHAB-DF, expôs os métodos de trabalho na promoção de mutirões de requalificação de áreas públicas em todo o Distrito Federal. Foram realizados também estudos de planejamento da ação do mutirão de sábado, na Vila do Boa, em São Sebastião-DF. 

Desdobramentos do 2º Encontro

Neste momento, o Instituto COURB continua a construção da Rede de Urbanismo Colaborativo. A Mostra dos dois primeiros Encontros, dezenas de projetos selecionados apontam que essas ações já estão acontecendo por todo o Brasil e que essas experiências precisam ser trocadas. Esse será com certeza um projeto que o COURB vai avançar. Com a ajuda de todos os grupos fazendo urbanismo colaborativo no Brasil, vamos materializar essa rede e auxiliar no desenvolvimento dos projetos. Além disso, já iniciamos a reflexão sobre o nosso 3º Encontro, que acontecerá no Norte ou Nordeste do Brasil. A rede de pessoas que estamos construindo está ficando cada vez mais forte, e os Encontros coroam as atividades desenvolvidas pelo Instituto COURB ao longo do ano.

Se você está fazendo urbanismo colaborativo ou quer apoiar essa construção, entre em contato com a gente pelo email contato@courb.org