Jornada da Articulação: ações pelo urbanismo colaborativo

 

Evento organizado pelo Instituto COURB e realizado a partir do Programa de Embaixadores promove ações nas 5 regiões do Brasil 

Fomentar a colaboração, articular e integrar atores distintos  pela construção inclusiva das cidades e melhoria de seus espaços públicos. Como evento preparatório para o 4° COURB, A Jornada de Articulação 2019 será realizada entre o dia 25 de agosto e 01 de setembro, com ações nas diferentes regiões do Brasil, como parte do Programa de Embaixadores promovido pelo Instituto COURB. No nordeste, as ações acontecerão nas cidades de Fortaleza, Juazeiro do Norte e Maceió, enquanto a cidade de Belém sediará ações pelo urbanismo colaborativo no Norte. No centro oeste, a cidade de Brasília é a que terá atividade; enquanto no sudeste, Belo Horizonte e Presidente Prudente receberão propostas. No sul do Brasil, Santa Maria e São Leopoldo serão as cidades sedes da Jornada.

Os eventos convidam a população, especialmente crianças e jovens, a explorarem e refletirem sobre urbanismo colaborativo a partir de rodas de conversa e intervenções que promovem o direito à cidade, engajamento comunitário e desenvolvimento sustentável, melhorias de espaços públicos e mobiliários urbanos. Ao todo, foram articuladas para a Jornada cerca de 50 organizações das cidades sedes, entre universidades, prefeituras, coletivos, associações e organizações da sociedade civil.

Conheça abaixo as ações que estão sendo articuladas na jornada, e para informações de como contribuir ou participar, escreva para contato@courb.org.

Embaixadores: Mariana de Melo Gomes (Maceió); Mariana Araújo de Oliveira (Fortaleza); Wennyta Pinheiro (Juazeiro do Norte).

Ação 1: Projeto Aqui Fora na Lagoa | Maceió – Alagoas

A partir de experiência de metodologia participativa que buscou atender e ouvir os moradores da região de um recorte da orla lagunar, foi elaborado co ma comunidade e atores locais projeto para melhorar a manutenção do espaço urbano e fomentar a apropriação pelos moradores dos espaços públicos do entorno e da praça do Monumento ao Milênio. Estão previstas diversas atividades: paginação do piso;  pintura de fachada, pintura e instalação de mobiliário urbano; plantio de mudas; mutirão de limpeza em parceria com o Coletivo Praia Limpa; oficina de compostagem com o Coletivo Praia Limpa e criação de brincadeiras infantis. Além disso, no domingo (01/09) , para celebrar a etapa de finalização do projeto e o aniversário do Mov. dos Povos das Lagoas, acontecerão diversas atividades simultâneas, entre elas: desfile de biojóias com material da casca do sururu, apresentações de grupos culturais, recreação infantil e ensaios abertos.

Atores articulados:  Mov. dos Povos das Lagoas, Coletivo Praia Limpa, IDEAL, AkarCoworking, Quintal Cultural, Dona Vera (liderança comunitária)

 

Ação 2: Roda de Conversa na Praça das Flores | Fortaleza – Ceará 

A ação acontecerá na Praça Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, mais conhecida como Praça das Flores, um espaço público bem utilizado na cidade de Fortaleza e conhecido pela venda de flores e vegetações. No local, aos sábados, acontece a feira organizada pelo Muda Meu Mundo. Em parceria com essa empresa de impacto social, que capacita o pequeno agricultor para vender o excedente de sua produção, será realizada uma roda de conversa com a temática de urbanismo colaborativo em um espaço da feira. Os grupos participantes debaterão cidades mais inclusivas de acordo com a experiência de cada um, passando pelas temáticas de juventude e periferia, processos urbanos em conjunto com o poder público, intervenções temporárias, mobilidade cicloviária,  entre outros. O evento acontecerá no dia 31 de Agosto, às 9h30.

Atores articulados: Muda Meu Mundo, Estar Urbano, Coletivo Natora, Escritório Ladrilho, Taramela Assessoria Técnica, Ciclovida, Paliativo Coletivo, Coletivo A-braço.

 

Ação 3: Direito à cidade no Bairro João Cabral

Ações de  sensibilização relacionadas à direito à cidade  e recreação no bairro João Cabral, região com desafios relacionados a infraestrutura urbana, serviços públicos, acesso à água e saneamento básico, além de conflitos de uso solo por ser área de proteção ambiental.

Atores articulados: Projeto Passe Certo, LAURBS UFCA, Projeto Vida de Cachorro, Cine Ágora e Secretaria de Inovação e Desenvolvimento.

Embaixadores: Clara Maciel, Junior Rolo, Michelli Caldas, Rai Soares

Ação 4: Ver o  Rio – Uma janela para o Rio | Belém – Pará

A ação ocorrerá no bairro Umarizal, bairro que apresenta desafios relacionados à insegura da população local, infra-estrutura e subutilização pela população. O objetivo é mobilizar crianças e jovens a discutir e serem protagonistas dos usos dos espaços da cidade, fomentando educação ambiental e o protagonismo cívico.

Atores articulados: Comissão de direito urbanístico da Universidade Federal do Pará,;Coletivo Ame o tucumduba; Núcleo de meio ambiente da Amazônia; laboratório das cidades; liga de arquitetura da faci/wyden Para;  dentre outros.

 

Embaixadores:  Lívia Gonçalves (Belo Horizonte) e Jean Guilherme Oliveira (Presidente Prudente)

Ação 5: Intervenção em João Domingos Netto | Presidente Prudente – São Paulo 

Intervenção em  espaço público no bairro João Domingos Netto, na zona norte da cidade de Presidente Prudente a partir de 3 etapas. Na primeira etapa, de pesquisa, será ministrada uma palestra para contextualização sobre a temática em universidade; a segunda etapa, ensino, onde os alunos divididos em dois grupos irão até o bairro realizar um percurso urbano para vivenciar a área com a comunidade local; e na terceira etapa, extensão, ocorrerá o desenvolvimento e realização da intervenção na praça. Esta etapa envolve encontros com a comunidade para cocriações do projeto, compreensão de informações da comunidade; participação de outras organizações coletivas para a intervenção; e apoio em atividades já desenvolvidas pela comunidade.

Atores articulados: Núcleo de Urbanismo em Práticas Colaborativas, Centro de Acolhimento LGBT+ CASSASSA, Escritório Modelo Dual.

Embaixadores: Marina Tedesco e Olga Chiode

Ação 6: Ações para Cruzeiro Novo | Brasília – DF

O território em que receberá a ação possui uma grande área de espaço verde com quadra de esportes, é cercado de prédios residenciais com alguns comércios localizados, além de contar com uma escola particular no entorno. Em conversas com atores locais, surgiram propostas para a instalação de novas  lixeiras e em mais pontos da praça, além da necessidade do fortalecimento comunitário com envolvimento de síndicos e frequentadores no processo participativo. A ação prevê a realização de uma roda de conversa trazendo exemplos de intervenção urbana colaborativas e possibilidade de um futuro mutirão para a horta comunitária. Além disso contará com a presença de uma servidora pública do IBRAM-DF para falar sobre educação ambiental e sustentabilidade. Um segundo momento será a  elaboração de um mapa participativo com outras propostas de intervenção que possam surgir durante a roda de conversa.

Atores mapeados:  Coletivo MOB, Nossa Brasília; Projeto Re-Ação, Ruas – Rede Urbana de Ação Socioculturais; IBRAM  • Escola CIMAN e comunidade escolar; Escolinha de Futebol Brazuquinhas; Síndicos dos blocos nas proximidades; Comerciantes locais; Comunidade de moradores.

Embaixadores: Julia Rolim e Carline Carazzo (São Leopoldo), Giovanna Deltregia Martinelli (Santa Maria)

Ação 7: Articulação para criação do grupo Cuidamos da Praça Tancredo Neves| São Leopoldo – RS

A partir de demanda de espaço público focado em crianças em comunidade local apresenta pelos moradores e pela associação Isaura Mais, foi realizado um Diagnóstico com as crianças em uma vivência em Encontro Regional de Arquitetura e Urbanismo – EREA SUL. A ação em articulação visa a reurbanização da praça pelos agentes envolvidos e criação de espaços que permitam uma interação mais efetiva de programação, como festas comunitárias, atividades que necessitem o cuidado diário da própria comunidade. A partir disso, se fomentará a criação do grupo CUIDAMOS DA PRAÇA TANCREDO NEVES e a pós ocupação do espaço público em questão.

Atores articulados: Associação Isaura Maia Núcleo Tancredo Neves, Erea 2019 região Sul, Educador Rafael Centauro, Prefeitura de São Leopoldo, Unisinos

 

Ação 8: Projeto Estação dos ventos | Santa Maria – RS

A ação ocorrerá no bairro KM3, na comunidade Estação dos Ventos, ocupação espontânea, que atualmente conta com centro comunitário provisório. A proposta consiste na construção colaborativa do projeto para o terreno, com 3 quadras, caixa de areia para crianças bebês, áreas de estar com sombra, bancos, e espaço para feiras intermitentes. Como desdobramentos da ação está o fortalecimento local e engajamento político frente a interesses e desejos da comunidade.

Atores articulados: EMAU Perspectiva, Comunidade Estação dos Ventos, ONG Engenheiros sem Fronteiras, prefeitura de santa maria

 

 

 

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Curta nossas publicações e compartilhe

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

CATEGORIAS

FIQUE LIGADO

Assine a nossa Newsletter e receba todas as novidades!

POSTS POPULARES