COURB participa de debate sobre cidades colaborativas no ENEA Goiânia

No dia 09 de agosto de 2017, o Instituto COURB participou do ENEA – Encontro Nacional de Estudantes de Arquitetura, realizado em Goiânia. O encontro anual, que reúne estudantes de todo o Brasil, é organizado e promovido pela Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo (FeNEA). Explorando a temática “Da utopia planejada à cidade mercadoria”, foram elaboradas diversas atividades que debateram os mais diversos problemas das cidades metropolitanas, abordando questões como a representatividade de minorias, segregação socioespacial e direito à cidade, e a busca por dinâmicas urbanas mais inclusivas.

A participação do COURB ocorreu na quarta-feira, como convidado na Mesa intitulada “Cidades Colaborativas”, representado pela coordenadora de pesquisas Izadora Laner. Além de apresentar a instituição e suas formas de atuação, o COURB debateu questões de extrema relevância para a construção de cidades mais inclusivas. Juntamente com os outros convidados da mesa, Luis Sarmento e Sandra Marinho da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF (CODHAB/DF), e Evaniza Lopes do Movimento dos Sem Terra de São Paulo (MST/SP), discutiu-se a importância dos coletivos e ONGs no empoderamento local para viabilizar a participação cidadã ativa nas cidades, a partir de uma colaboração horizontal entre técnicos e comunidade. Para isso então, é imprescindível valorizar o papel social do arquiteto, a partir da consolidação da assistência técnica pública gratuita às famílias de baixa renda na construção de habitação social (Lei n° 11.888/08), bem como o papel dos movimentos de luta organizados na conquista do direito à cidade.

A equipe do COURB agradece o convite em participar de um evento tão importante na formação de profissionais sensíveis às questões sociais da cidade, bem como a oportunidade de dialogar sobre a importância da colaboração ativa da população na consolidação de cidades mais inclusivas, em conjunto com figuras tão importantes na atualidade.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Curta nossas publicações e compartilhe

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

CATEGORIAS

FIQUE LIGADO

Assine a nossa Newsletter e receba todas as novidades!

POSTS POPULARES