Os Encontros de Urbanismo Colaborativo são eventos que acontecem anualmente, com abrangência nacional. Organizado pelo Instituto COURB, já foram realizadas 4 edições, contemplando as regiões Sul, Centro-Oeste e Nordeste e Norte do Brasil, respectivamente. Os Encontros reúnem representantes de universidades, de órgãos públicos e da sociedade civil, assim como líderes comunitários, urbanistas e outros atores envolvidos na discussão sobre os desafios urbanos brasileiros e sobre caminhos inclusivos para a construção colaborativa das cidades.

Além disso, são promovidas palestras, oficinas, mostra de projetos, painéis expositivos e outras oportunidades que conectam interessados em discutir e construir soluções colaborativas voltadas para os diferentes desafios que enfrentamos no dia a dia dos centros urbanos, como aquelas ligadas aos impactos da desigualdade econômica e da exclusão social, ou à integração entre a cidade e o meio ambiente.

Mas por que essa discussão importa?

Cada vez mais acomapnhamos o crescimento dos centros urbanos. Para que esse crescimento ocorra de maneira mais saudável e menos desigual, é preciso repensar a forma como as cidades estão sendo ocupadas e construídas, abordando, em especial, a relação de cooperação entre cidade-cidadão, a apropriação dos espaços públicos e do fazer coletivo, além de ferramentas e processos para a construção de cidades dinâmicas e mais humanas, alinhados aos objetivos de desenvolvimento sustentável 2030 da ONU.

“Queremos transformar os espaços onde vivemos ao incentivar iniciativas de urbanismo colaborativo em todo o Brasil. Unindo forças, podemos mudar nossos centros urbanos, pautar o poder público e fortalecer a discussão sobre cidades mais justas e sustentáveis”, explica Bárbara Bonetto, Educadora Em Saúde e atual Diretora Presesidente do COURB (Gestão 2020-2021)

Em 2020 o 5º Encontro de Urbanismo Colaborativo teve que ser cancelado devido a pandemia de covid-19. Esperamos, em breve, retomar os encontros anuais!